Descritores utilizados (explicaÇÃo)

A análise do corpus foi realizada com base no Instrumento de análise MAECC®/EMIP.
Explicitam-se aqui alguns descritores.

Natureza dos textos: os textos originais analisados foram agrupados em 4 categorias incidindo sobre: o discurso constituinte (relativo ao que acontece nos contextos pedagógicos); o discurso instituinte (normativo, regulador das práticas); o discurso representacional (representativo de concepções e imagens); o meta-discurso (relativo à análise do discurso investigativo). Previa-se ainda a possibilidade de existência de um 5º tipo: o discurso de geração. (Para mais pormenores, ver doc. de trabalho Critérios de constituição do Corpus).

Objectos. Os objectos de estudo identificados foram agrupados em 31 categorias que, nalguns casos, foram categorizados em mais do que uma categoria (Cf . doc. de trabalho Categorização de descritores: “Objectos” e “Resultados”).

Contextos. Para além dos contextos escolares, surgiram outros contextos de formação (Cf. doc de trabalho Caracterização de contextos de realização).

Termos específicos da DL, ou por esta apropriados (caracterização e respectiva fonte, a elaborar).

Objectivos: Categorizados segundo 3 categorias previamente definidas: conhecer, intervir, avaliar. Alguns foram objecto de dupla categorização.

Quadro metodológico: Apresentado nas grandes linhas metodológicas (quantitativo, qualitativo, em contínuo) e de acordo com especificações paradigmáticas e procedimentos (de recolha e de análise) encontrados. (Cf. doc de trabalho Categorização de descritores: “Metodologias” e “Procedimentos Metodológicos”). Nalguns casos foi necessário recorrer a categorizações múltiplas.

Resultados: Organizados em função dos objectos de estudo.

Implicações: Organizadas segundo 3 macro-categorias: a) formativa com uma sub-divisão incidindo sobre o aluno (formativa/aluno) e outra sobre a acção do professor e a sua formação e desenvolvimento profissional (formativa/professor); b) investigativa; e c)política(relativa ao pensamento e às decisões estratégicas a nível do macro e micro-sistemas. Há categorizações múltiplas. (Cf. doc de trabalho Categorização de descritores: “Implicações”).